EXPERIMENTE A CULTURA LOCAL

Tradições, Paisagem e Natureza

Não deixe de conhecer a região, extremamente variada e rica nas suas tradições, paisagem, flora e fauna.

Em pleno ambiente campestre, junto dos “Campos do (rio) Vouga”, a Quinta da Fontoura está localizada num sítio privilegiado, com paisagens diversificadas ao seu redor: o ambiente de montanha, para o interior, com as suas construções em granito e o vale do Vouga; muito próximo, estende-se a Ria de Aveiro uma laguna de água salgada com uma enorme biodiversidade.

Para o litoral, situa-se a Cidade de Aveiro e as suas praias de dunas e areia branca. A sul, também a poucos quilómetros, ergue-se a magnifica Serra do Bussaco. A cerca de 50km localiza-se: a norte a cidade do Porto, a sul a cidade de Coimbra e para o interior a cidade de Viseu.

Vídeo: Camâra Municipal de Aveiro

Não deixe de conhecer a região, extremamente variada e rica nas suas tradições, paisagem, flora e fauna.

Bird watching – Bioria

 

A Ria de Aveiro constitui um dos mais importantes e belos acidentes geográficos da costa portuguesa, resultado do recuo do mar, a partir do século XVI. São onze mil hectares dos quais seis estão permanentemente alagados. A biodiversidade é enorme, com cerca de 180 espécies de aves que se podem observar neste ecossistema.

Eco Pista de Sever do Vouga

 

A poucos quilómetros da Quinta, situa-se a ecopista do Vale do Vouga, uma pista ciclopedonal construída ao longo do trajeto da antiga linha de comboio do Vouga. O Percurso atravessa 5 túneis e uma ponte centenária, a Ponte do Poço de Santiago, ponte monumental que é um símbolo de identidade de toda a região. Desfrute da paisagem espetacular do Vale do Rio Vouga, ao longo de toda a ecopista. Tem ao seu dispor uma serie de percursos pedestres e cicláveis para contacto direto com a natureza e observação destas aves.

Fotografia: cicloriente.pt

Praias e Ria de Aveiro

 

A apenas 15km da Quinta da Fontoura, a cidade de Aveiro é um destino imperdível entre os locais a visitar. Capital de Distrito, encanta com os seus canais sulcados pelos típicos barcos Moliceiros e os seus belos edifícios de arte nova. A visita não fica completa sem passar pelas praias de Aveiro, particularmente a Praia da Costa Nova, situada entre a ria e o mar, com as suas notórias casas às riscas coloridas, a que os locais chamam Palheiros.

Fotografia: turismocentro.pt

Serra do Bussaco

 

Na Serra do Bussaco podemos encontrar uma mata nacional deslumbrante, com 105 ha, 5 km de perímetro e 700 espécies de árvores exóticas e autóctones. As primeiras árvores foram plantadas em 1630 pela ordem religiosa dos Carmelitas Descalços. No topo da mata pode ainda visitar o antigo Convento de Sta. Cruz e o Palácio Real, atualmente convertido num hotel.

Fotografia: cm-mealhada.pt